
Submissões Recentes
O ensino de conceitos termodinâmicos por meio da experimentação em sala de aula
(Universidade Federal de Catalão, 2022-11-28) Barbosa, Érica Aparecida Candida; Silva, Marcionílio Teles de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4634610251298768; Silva, Marcionílio Teles de Oliveira; Cunha, Jalles Franco Ribeiro da; Pereira, Rosângela Borges
Este trabalho descreve uma atividade desenvolvida em uma turma de 2o Ano do Ensino Médio do CEJA - Filostro Machado Carneiro, na cidade de Caldas Novas, Goiás. A principal proposta deste trabalho foi, por meio da experimentação, verificar a compreensão dos conceitos físicos relativos à Termodinâmica a partir de uma perspectiva histórica. Embora a proposta inicial, elaborada em 2019, previsse um processo de intervenção integralmente presencial, a necessidade de distanciamento social proveniente da pandemia do vírus Covid-19, iniciada em 2020, demandou uma série de ajustes. A partir disso, as atividades foram desenvolvidas remotamente, com o uso de ferramentas como o Google Meet, Google Forms e Google Classroom. Para assegurar a participação, os alunos também puderam utilizar o laboratório e demais recursos do espaço escolar, porém, sem o acompanhamento presencial da professora, que pode retornar ao estabelecimento apenas no ano de 2021. O trabalho foi divido em três momentos pedagógicos: apresentação da proposta, identificação das concepções espontâneas dos estudantes e execução dos experimentos. Esses momentos pedagógicos tiveram como finalidade tornar o Ensino de Ciências, especialmente a Física, mais atrativo, fugindo da mecanização do ensino. Para esta proposta foram escolhidos quatro experimentos: o Termoscópio de Galileu, o Barquinho a Vapor (Barquinho Pop-Pop), Máquina Térmica e o Calorímetro. Todos os experimentos foram feitos com materiais de fácil acesso, a fim de facilitar a confecção dos mesmos. As atividades desenvolvidas impeliram a participação dos estudantes em todas as etapas, sendo obtidos resultados satisfatórios no que diz respeito a compreensão dos alunos acerca dos conceitos da Termodinâmica. Em geral, a Termodinâmica é naturalmente tratada como um conteúdo complexo e inacessível.
Ensino de física: aprendizagem inclusiva em óptica geométrica para estudantes com deficiência visual no ensino médio.
(Universidade Federal de Catalão, 2023-03-07) Souza, Ademir Xavier de; Cunha, Jalles Franco Ribeiro da; http://lattes.cnpq.br/9090250082082210; Cunha, Jalles Franco Ribeiro da; Carneiro, Alessandro de Souza; Calixto, Wesley Pacheco
O desenvolvimento e ações de políticas públicas em parceria com movimentos da sociedade organizada, visando, cada vez mais, a democratização do espaço escolar tradicional como um espaço aberto para todos, permitiu-se a possibilidade, cada vez maior, de verificar estudantes cegos e de baixa visão, frequentando esses ambientes de aprendizagem. Dessa forma, para que a escola possa funcionar como um espaço que venha a atender as necessidades mais significativas do aluno deficiente, o professor precisa utilizar elementos potencialmente significativos e didáticos que consigam acomodar o aluno independentemente de suas condições físicas ou limitações. No campo de Ensino da Física, particularmente no ensino de Óptica Geométrica, faz-se necessário construir uma rede de informações e construtos que permitam reconhecer que o sentido da visão não pode ser pré-requisito para se conhecer certos fenômenos, possibilitando novas alternativas que permitam o ensino dessa ciência natural. Dentro desse conjunto de alternativas, está a inclusão, ou seja, não basta que a escola esteja aberta para todos, esse espaço precisa desenvolver uma prática didática onde alunos ditos “normais” possam interagir significativamente com alunos deficientes durante o processo de ensino-aprendizagem. Essa interação pode ocorrer desenvolvendo-se ferramentas que ofereçam significados táteis-visuais, denominadas como maquetes, dessa forma o resultado será um produto que agrega em si construtos potencialmente significativos com a inserção de elementos da escrita Braille no Ensino de Física. Com essas ações é possível observar um desenvolvimento no saber de certos conceitos físicos, correlacioná-lo com fenômenos naturais e construir padrões de aprendizagens visuais ou puramente mentais.
Nas páginas dos manuais de livros didáticos de língua portuguesa: uma análise sobre os gêneros multimodais
(Universidade Federal de Catalão, 2023-02-16) Santos, Luiz Fabiano Braga dos; Peres, Selma Martines; http://lattes.cnpq.br/9475119206646509; Peres, Selma Martines; Nascimento , Mariana Batista do; Pereira , Helen Betane Ferreira
Este trabalho situou-se na área de Educação, área de concentração no ensino de lingua portuguesa. A pesquisa de caráter documental pautou-se em analisar os gêneros multimodais em três livros didáticos de língua portuguesa do sexto ano. Deste modo, apresentou como problemática: como os gêneros multimodais são estudados em três coleções de livros didáticos de sexto ano do Ensino Fundamental adotados em escolas municipais de Goiânia- Goiás? O objetivo geral da pesquisa foi analisar e compreender o uso dos gêneros multimodais nas referidas fontes. Por meio de pesquisa realizada no site do FNDE/SIMAD, foi aferido as obras mais utilizadas na Rede Municipal de Ensino de Goiânia, sendo este, portanto, o critério de seleção. As fontes elencadas foram: "Se liga na língua"; "Apoema: Português 6 e "Tecendo linguagens: lingua portuguesa: 6º ano. A partir das fontes didáticas elencadas, investigou-se o uso do termo multimodal nas obras; a disposição dos gêneros multimodais nos livros, protagonistas ou parte integrante de capítulos; os gêneros multimodais presentes nas obras, bem como os exercícios elaborados a partir dos gêneros multimodais. A pesquisa teve como referencial teórico a teoria enunciativo- discursiva de Mikhail Bakhtin, a teoria da multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996), os estudos acerca de letramento, pedagogia de multiletramentos e os gêneros multimodais em Kleiman (2002), Soares (2002), Ribeiro (2016, 2018, 2021) e Rojo (2009, 2011, 2012, 2013, 2015, 2019). Constatou-se o uso do termo gênero multimodal e similares tais como: texto multissemiótico, texto verbovisual e texto multimodal nos livros analisados. Observou-se que os gêneros multimodais HQ e anúncio foram protagonistas de capítulo em "Se liga na língua", assim como poema visual e blog (gênero digital) como parte integrante de capítulos. Em Apoema: Português 6, verificou-se o gênero multimodal anúncio como protagonista de capítulo e o gênero digital blog, como parte integrante de unidade. Em "Tecendo linguagens", percebeu-se os gêneros multimodais poema visual e infográfico como partes integrantes de capítulo. Aferiu-se o uso de variedade de gêneros multimodais nos livros didáticos analisados, por exemplo, cartum, charge, tirinhas e anúncio. Assim sendo, verificou-se que os gêneros multimodais estão presentes nas obras analisadas, os exercícios elaborados a partir deles, contemplaram as práticas de linguagem mencionadas.
Educação e desafios contemporâneos: reflexões sobre as práticas pedagógicas e as queixas escolares
(Universidade Federal de Catalão, 2023-02-24) Edmundo, Wellington Rodrigues dos Reis; Silva, Janaina Cassiano; http://lattes.cnpq.br/1750913769621346; Silva, Janaina Cassiano; Anjos, Ricardo Eleutério dos; Toassa, Gisele
As reflexões desenvolvidas nessa tessitura textual incursionam no entrecruzamento, e na análise crítica, de conceitos e concepções relacionados à educação, práticas pedagógicas, a queixa escolar e a diversidade e pluralidade que caracterizam o espaço escolar, mediada pela compreensão da dialética a estes inerente. Mais especificamente, constitui-se em um movimento investigativo, que pretende refletir sobre como os(as) professores(as) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem lidado com as crianças com queixa escolar. Como tem se desenvolvido as práticas pedagógicas nesse contexto? Trata-se de um estudo ancorado nas perspectivas teórico-metodológicas educativas dialéticas, em que o processo ensino-aprendizagem, é visto enquanto espaço de diálogos, trocas, participações e intervenções ativas, havendo assim, a valorização dos aspectos cognitivos, motor, afetivo e social do aprendente. As reflexões e problematizações desenvolvidas ao longo da realização desse trabalho se alicerçaram na compreensão das relações existentes entre educação e contextos sociais, históricos e culturais, suas influências nos processos ensino-aprendizagem, e nas concepções que norteiam e fundamentam as políticas públicas educacionais, e a formação e atuação profissional docente. O trabalho teve como objetivo geral, analisar sob a ótica da Teoria Histórico-Cultural as práticas pedagógicas dos professores da Rede Pública de Ensino de um município da região metropolitana de Goiânia, com vistas a problematizar as queixas escolares. No que se refere aos objetivos específicos o trabalho busca analisar a partir da investigação do trabalho docente, a percepção dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, acerca da queixa escolar; problematizar as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental frente a diversidade e pluralidade que caracterizam o espaço escolar; identificar, caracterizar e analisar as práticas pedagógicas e os desafios do trabalho docente na contemporaneidade. O espaço empírico da pesquisa foram três escolas públicas localizadas em uma cidade da região metropolitana de Goiânia que atendem ao 3o ano do Ensino Fundamental. As participantes do estudo foram três professoras do terceiro ano da rede pública municipal de ensino, com as quais foram realizados acompanhamento e observação das práticas pedagógicas como instrumento de acesso aos dados. A escolha pelo referencial teórico-metodológico adotado justifica-se por compreender o desenvolvimento humano relacionado aos aspectos histórico- culturais. O trabalho encontra-se estruturado em 02 (dois) eixos que se articulam dialeticamente em torno da problematização das relações entre as práticas pedagógicas, a queixa-escolar e os desafios que caracterizam o trabalho docente na contemporaneidade. O conhecimento é compreendido através da materialidade histórico-social da vida humana em detrimento das concepções positivistas de fragmentação do processo investigativo. Diante os dados construídos ao longo do desenvolvimento dessa pesquisa, percebemos que o trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras participantes desse estudo está direcionado a pluralidade e diversidade que caracteriza o espaço educativo escolar, contudo chama-nos a atenção as concepções e os sentidos atribuídos pelas professoras a relação família-escola, sendo fundamentada à questões relacionadas ao acompanhamento de atividades de casa e a organização dos materiais escolares da criança, bem como, as práticas de intervenção junto aos comportamentos considerados indisciplinados que estruturam-se em sua maioria em concepções que desconsideram os fatores sociais relacionados ao seu desenvolvimento.
Estágio curricular obrigatório e inclusão escolar
(Universidade Federal de Catalão, 2023-04-27) Santana, Simone Alves Dos Reis; Flores , Maria Marta Lopes; http://lattes.cnpq.br/4172815311655078; Flores , Maria Marta Lopes; Borges , Wanessa Ferreira; Amaral, Cláudia Tavares do; Santos , Cristiane da Silva
A dissertação em questão teve como objeto de pesquisa o estágio curricular obrigatório na formação inicial de professores, com foco na inclusão escolar. O tema foi escolhido devido ao interesse em aprofundar as pesquisas nesse assunto e sua relevância científica, que permite reflexões sobre a formação dos professores e a educação especial. A partir da pergunta norteadora "Quais são as reflexões dos alunos estagiários dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão em relação ao estágio curricular obrigatório, a formação inicial de professores e a inclusão escolar?", o objetivo geral apresentado se constitui em descrever e analisar as reflexões dos alunos estagiários dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Catalão sobre a relação estágio curricular obrigatório, formação inicial de professores e inclusão escolar". O trabalho foi elaborado com base em dois momentos metodológicos. O primeiro consistiu em uma análise descritiva do referencial bibliográfico, que fundamentou teoricamente o estudo. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando questionários sem estruturados e análise qualitativa dos dados. Sete estudantes dos cursos de matemática, história e pedagogia participaram da pesquisa. Os resultados demonstraram que o estágio é um momento essencial na formação de professores, no entanto, observou-se que nem sempre essa prática tem ocorrido de acordo com as necessidades reais da formação profissional, especialmente no que se refere aos alunos da educação especial.